Atualmente ao redor do mundo foram criados diversos meios para se evitar uma gravidez indesejada, com métodos que contenha hormônio ou não. E apesar dos muitos estudos a respeito dos conhecidos anticoncepcionais, os seus riscos vem sido ainda conhecidos ao passar do tempo. Veja a seguir Os riscos dos anticoncepcionais hormonais!
Os riscos dos anticoncepcionais hormonais!
Sabemos que cada mulher, reagi de uma maneira, afinal cada corpo é um corpo, sendo assim nem sempre as reações negativas ou positivas que uma mulher pode ter, significa que outras mulheres também poderão sentir.
Por esses e outros motivos é extremamente recomendado se consultar com um médico ginecologista para se realizar os exames pra saber recomendar o método que vai ter uma eficácia maior.
Descubra alguns dos efeitos colaterais que o uso do anticoncepcional!
Desequilíbrio do fluxo menstrual: Com os métodos contraceptivos, é natural que a quantidade do fluxo e o tempo de menstruação se altere, em algumas mulheres o fluxo aumenta e o dias de menstruação também, já em outras acontece o contrário.
Dores de cabeça: O uso contínuo de anticoncepcionais hormonais podem causar fortes dores de cabeça, ou até mesmo dores de menor intensidade porém frequentemente.
Náuseas: Ter náuseas nem sempre é sinal que o método falhou, muitas mulheres alegam que sentem fortes náuseas e até vomitam.
Sobrepeso: Algumas mulheres tem tendência a subir de peso com facilidade, e quando tomam o anticoncepcional hormonal tendem a subir de peso.
Espinhas e cravos: Sim, em muitos casos a pele tende a ficar mais oleosas o que acaba dando o surgimento das espinhas e cravos.
Oscilação do estado de humor: As mulheres naturalmente passam pelo período da TPM ,onde o humor costuma oscilar bastante, mais quando é ingerido mais taxas hormonais ainda com os contraceptivos, o humor pode variar todos os dias dos meses, e não mais em datas que antecedem a menstruação.
Agravamento nos riscos de trombose: Se trata de trombos que surgem geralmente na região das pernas, que podem subir e parar até mesmo nos pulmões causando uma embolia e levar a morte.
Em todos os casos, os métodos contraceptivos podem gerar riscos a saúde feminina, por isso os médicos ginecologistas recomendam um acompanhamento a cada 6 meses, dependendo do quadro médica de cada paciente, podendo variar para menos tempo ou se tornar anual.
Por todos esses riscos e muitos outros, é necessário um acompanhamento médico, para dar ainda mais segurança a mulher, não deixe visitar seu médico ginecologista, e garantir que a sua saúde esteja em equilíbrio.
Dica
A melhor forma de cuidar da sua saúde é contratando um dos convênios em Campinas! Isso mesmo, nossa empresa trabalha com empresas de saúde muito renomadas como a Amil em Campinas, Unimed, Bradesco Saúde em Campinas, Intermédica em Campinas, One Health Saúde e muitas outras.
Para saber mais detalhes entre em contato com um de nossos corretores de planos de saúde.