Benefícios dos alimentos Roxos

Para uma saúde boa, uma das coisas necessárias, é a boa alimentação, cheia de vitaminas e minerais. Por conta disso é importante que seu prato esteja bem colorido, com alimentos de diversas cores.

Nesse post falaremos sobre os benefícios dos alimentos roxos e quais são eles.

Benefícios dos alimentos RoxosBenefícios dos alimentos Roxos | Planos Campinas

Benefícios dos alimentos Roxos

A antocianina é o pigmento que dá essa cor ao alimento, e combate os radicais livres e, por conta disso, retarda o envelhecimento celular e previne o desenvolvimento de diversas doenças. Outras substâncias benéficas em sua composição é o resveratrol e as antocianinas, que podem prevenir o câncer.

Alguns exemplos de alimentos roxos e seus benefícios:

  • Berinjela: ótima para dietas de emagrecimento porque contém saponina, que ajuda a quebrar moléculas de gordura e impede sua absorção pelo corpo. Outro benefício é a produção de energia, ela auxilia a ter disposição, quando entra em contato com a vitamina B1.
  • Jabuticaba: não somente a polpa é rica em nutrientes, mas a casca também está cheia de fibras e vitaminas, principalmente a C e do complexo B, além de minerais e compostos fenólicos importantes.
  • Mirtilo: é uma fruta de baixa caloria e uma excelente fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Também é rica em antioxidantes, como a antocianina.
  • Ameixa: além de ser rica em minerais e vitaminas C e E, a ameixa ajuda a equilibrar as taxas de glicose, triglicérides e colesterol. O suco de ameixa é um poderoso antioxidante e, além de combater o envelhecimento precoce, é bom para rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.
  • Açaí: ajuda no controle do colesterol e reduz o risco de infarto.
  • Cebola roxa: a recomendação é de consumir meia cebola por dia, pois ajuda a aumentar a produção de alicina e aliina, enzimas que combatem o colesterol.
  • Uva: é um ótimo antioxidante, rica em vitaminas C e do complexo B, além de potássio e carotenos. Indicada para casos de ácido úrico, prisão de ventre, bronquite e hipertensão arterial.
  • Batata-doce: por ser rica em fibras, a batata-doce auxilia a digestão e o controle do colesterol.
  • Beterraba: é uma excelente fonte de fibra dietética, auxiliando na digestão e em problemas cardiovasculares. É pouco calórica, rica em hidratos de carbono, assim como em vitaminas e minerais: betacaroteno, ácido fólico, manganês, ferro, potássio e fósforo
  • Repolho roxo: pouco calórico, ótima fonte de vitamina C e rico em fibras. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, por conter selênio, favorece uma pele saudável. Também é cicatrizante e combate gripes e resfriados. O repolho roxo tem mais vitamina C e fósforo do que as versões verde e branca.
  • Alface roxa: as folhas roxas ajudam a prevenir e tratar de vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Consulte um nutricionista para melhores esclarecimentos, temos uma lista de convênios em Campinas, que poderão oferecer o acompanhamento deste profissional.

descontos-em-planos-de-saude-em-campinas