Uma das partes essenciais de entender como funciona o plano de saúde é saber quais os tipos de contratação. Normalmente as mais procuradas são três tipos sendo individual, para a família, para empresa, cada uma delas tem funções e variações entenda.
A contratação individual, onde aquela que você tem interesse em contratar somente para você, já saiba que existe poucas operadoras que fazem contrato individual, pois as maiorias oferecem formas coletivas.
Essa contratação é uma daquelas que você terá que fazer uma pesquisa para primeiro encontrar a oferecem esse tipo de serviço, porem elas normalmente possuem apenas coberturas regionais onde acaba por limita a oferta de serviço.
Uma opção possível se você deseja realmente essa contratação é se você tiver vínculo com algum sindicato, você poderá fazer contrato por adesão, esse gera uma vantagem de você ter acesso a melhores e mais conhecidas operadoras, mais também existe a desvantagem que além da mensalidade do plano de saúde terá que pagar uma taxa para sindicato.
Já a contratação para família, muitas pessoas acabam estranhado mais se faz necessário você possuir um CNPJ, pois nesse plano existe um mínimo de 2 ou 3 pessoas que irão entrar no plano de saúde, esse mínimo varia de operadora, mais uma dessas pessoas precisa ser portadora do CNPJ.
Esse plano existe uma grande vantagem que é ter acesso as melhores operadoras existentes e também conseguir vantagem de valores que chegam a ser 30% mais baratos comparada com o plano de saúde individual.
E por fim a contratação empresarial, onde atende família e pequenas empresas, também como variação de cada operadora aqui o máximo de pessoa são 29 pessoas no plano.
Para empresas maiores acima de 30 é possível optar pela modalidade empresarial porem para definir os valores é feito um estudo onde cada funcionário é avaliado em termos de idade, gênero entre outros.
Como visto existe variedade para cada pessoa o plano de saúde acaba facilitando seu acesso as melhores condições médicas sendo rápido e eficaz.