Dor na nuca: o que pode ser?

A dor na nuca pode ter várias causas, e muitas vezes não é um sinal de problemas graves, sendo que as mais comuns se dividem entre tensão muscular e pressão alta. Pode ainda ser um sintoma de doença neurológica, como a meningite porém, nesse caso, geralmente aparece acompanhada de outros sintomas como enjôos, vômitos e febre.

Além disso, a dor na nuca pode ser derivada de situações como estresse emocional, ansiedade, entre outros.

Confira a seguir mais informações sobre dores na nuca e o que fazer.

Dor na nuca: o que pode ser?

Dor na nuca: o que pode ser?

Causas

Pressão Alta

Certas situações que provocam o aumento exagerado da pressão arterial, como estresse emocional ou depressão, por exemplo, são situações que costumam causar a dor na nuca, levando também ao surgimento de outros sintomas como rigidez no pescoço e dor muscular nas costas.

Tratamento: a melhor forma de aliviar esta dor é buscar formas de relaxamento para evitar o aumento do estresse.

Contratura ou torcicolo

Outra causa muito comum do surgimento da dor na nuca é o tão conhecido torcicolo na região do pescoço ou na parte superior das costas. Geralmente esse tipo de dor aparece após realizar treinos intensos, porém também pode acontecer graças à má postura durante o dia.

Tratamento: realizar compressas quentes nas costas e no pescoço, além de descanso. Se a dor persistir, procure um clínico geral para iniciar o tratamento com medicamentos.

Quando buscar por um médico?

É geralmente recomendado procurar por um médico quando a dor na nuca:

  • É incapacitante;
  • Demora mais de 48h para melhorar;
  • É acompanhada de vômitos ou febre acima de 38º.

Nesses casos é recomendado que o paciente procure por um clínico geral ou neurologista para que ele peça exames, indique a possível causa da dor na nuca e começe o tratamento o quanto antes, evitando possíveis complicações.

descontos-em-planos-de-saude-em-campinas