Calvície: o que é e como tratar?

A doença que recebe o nome de alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, é a maior causa da perna de cabelo nos homens. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, sendo que a prevalência mais alta se encontra naqueles com ascendência europeia.

Apesar de causar um grande impacto psicológico, sabemos que são poucos os homens que procuram pelo tratamento adequado.

Confira a seguir mais informações sobre a calvice e como tratá-la.

Calvície: o que é e como tratar?

Calvice: o que é e como tratar?

O que é a calvice?

A calivice é caracterizada pela redução parcial ou total dos cabelos e dos pelos em determinada região da pele. Esta condição corporal é a maior responsável pela perda de cabelo dos homens, porém também pode ocorrer em mulheres.

Primeiramente, vale a pena ressaltar o mecanismo através do qual a doença surge e se manifesta. A maior parte das pessoas acredita que os cabelos ficam ralos porque caem, porém isso não passa de um equívoco. Os hormônios masculinos se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos, levando à miniaturização dos fios, principalmente em pacientes com predisposição genética.

Como tratar a calvície?

A partir disso, é importante ressaltar que existe muito pouco que se possa fazer para prevenir a doença, uma vez que ela é hereditária. Porém, o tratamento instituído precocemente retarda e até faz com que a queda fique imperceptível. Portanto, é fundamental que os filhos de pais calvos fiquem atentos e procurem um médico especialista o quanto antes.

Como prevenir a calvície?

Se existir o fator hereditário, o quanto antes o paciente buscar por um médico especialista e dar início a um tratamento preventivo, maiores serão as chances de evitar e prevenir a calvície.

Além disso, ter uma alimentação rica em nutrientes, livre de estresse, fazer exercícios físicos regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro são maneiras de evitar a propensão.

descontos-em-planos-de-saude-em-campinas