A dor na nuca pode ter várias causas, e muitas vezes não é um sinal de problemas graves, sendo que as mais comuns se dividem entre tensão muscular e pressão alta. Pode ainda ser um sintoma de doença neurológica, como a meningite porém, nesse caso, geralmente aparece acompanhada de outros sintomas como enjôos, vômitos e febre.
Além disso, a dor na nuca pode ser derivada de situações como estresse emocional, ansiedade, entre outros.
Confira a seguir mais informações sobre dores na nuca e o que fazer.
Dor na nuca: o que pode ser?
Causas
Pressão Alta
Certas situações que provocam o aumento exagerado da pressão arterial, como estresse emocional ou depressão, por exemplo, são situações que costumam causar a dor na nuca, levando também ao surgimento de outros sintomas como rigidez no pescoço e dor muscular nas costas.
Tratamento: a melhor forma de aliviar esta dor é buscar formas de relaxamento para evitar o aumento do estresse.
Contratura ou torcicolo
Outra causa muito comum do surgimento da dor na nuca é o tão conhecido torcicolo na região do pescoço ou na parte superior das costas. Geralmente esse tipo de dor aparece após realizar treinos intensos, porém também pode acontecer graças à má postura durante o dia.
Tratamento: realizar compressas quentes nas costas e no pescoço, além de descanso. Se a dor persistir, procure um clínico geral para iniciar o tratamento com medicamentos.
Quando buscar por um médico?
É geralmente recomendado procurar por um médico quando a dor na nuca:
- É incapacitante;
- Demora mais de 48h para melhorar;
- É acompanhada de vômitos ou febre acima de 38º.
Nesses casos é recomendado que o paciente procure por um clínico geral ou neurologista para que ele peça exames, indique a possível causa da dor na nuca e começe o tratamento o quanto antes, evitando possíveis complicações.