Você retém muito liquido? Veja as causas mais comuns para o inchaço!

Apesar de ser uma reclamação em quase sua maioria do público feminino, a retensão de líquido não é apenas um problema de saúde exclusivo das mulheres, homens inclusive, também retém líquidos.

Você retém muito liquido? Veja as causas mais comuns para o inchaço!

Você retém muito liquido? Veja as causas mais comuns para o inchaço!

A retensão de liquido se trata de um inchaço ou vários que podem ser em todo corpo, ou apenas em partes dele, que é um acúmulo de líquidos.

Esse problema de saúde pode estar relacionado a diversas causas, e também pode depender da condição genética de uma pessoa, que em alguns casos tem uma maior pré-disposição para reter líquidos.

Confira algum dos causadores da retensão de líquidos:

  • Anticoncepcionais: Os contraceptivos hormonais causam sim inchaço, devido as altas taxas de hormônios.
  • Ficar o dia todo sentado ou em pé: Geralmente devido ao trabalho algumas pessoas ficam ou o dia todo em pé, ou o contrário, o dia todo sentado, essas posições dificultam a circulação do sangue, o que mantém esses líquidos retidos nas extremidades dos membros como mãos, pés e pernas.
  • Excesso de sódio: O sódio carrega os líquidos do nosso corpo, dificultando a absorção dele, fazendo com ele fique retido.

A retensão de líquido está ligada a alimentação?

Esse dúvida é muito frequente, e sim, a nossa alimentação influencia e muito na retensão de líquidos do nosso corpo. Quando uma pessoa mantém uma dieta rica em embutidos, enlatados e industrializados, ela está ingerindo alimentos com altíssimos níveis de sódio. O sódio funciona como um carro que pega todo a nossa água ingerida e a segura, sendo assim os líquidos não circulam pelo nosso corpo e consequentemente não são eliminados, gerando inchaços.

Como uma mudança de hábitos alimentares pode evitar os inchaços?

Como o ditado popular diz, nós somos o que comemos, e isso é totalmente verdade. Mais mudanças alimentares pode fazer toda a diferença tanto pra melhor quanto pra pior, basta analisarmos aquilo que esta no nosso prato no dia a dia.

Para mantermos uma vida saudável e livres dos inchaços que a retensão de líquidos provoca, devemos consumir alimentos leves como verduras, leguminosas, cereais, frutas e fibras naturais; e devemos manter distancia da lista acima como enlatados e embutidos.

E acima de tudo beber muita água no decorrer do seu dia, é recomendado pelos médicos que uma pessoa adulta consuma de 2,5 á 3 litros de água por dia. Ao contrario do que muitas pessoas pensam que quanto menos água consumir, menos inchaços terão, devemos consumir muita água pra ajudar ainda mais a eliminar as retensões de líquidos.

Você já sabe como funcionam os planos de saúde em Campinas? Ainda não? Aqui nós trabalhamos com as melhores operadoras de saúde como Amil, Bradesco Saúde em Campinas, Unimed, Intermédica em Campinas e muitas outras. Entre em contato para saber mais!

descontos-em-planos-de-saude-em-campinas