Tudo Sobre A Pancreatite

O pâncreas é uma glândula localizada atrás de nosso estômago no abdômen superior. Uma de suas funções é de fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. 

Outra função do pâncreas é ser responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon, sendo a insulina responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações.

Tudo Sobre A Pancreatite

Tudo Sobre A Pancreatite | Planos Campinas

O que é Pancreatite?

Essa doença nada mais é que uma inflamação no pâncreas. Podendo ser hereditária, chamada de pancreatite crônica hereditária, uma doença autossômica dominante que acontece pela falha na produção de tripsinogênio, uma enzima pancreática e pode afetar os jovens.

Mas também há outros tipos de pancratite, que são:

  • Pancreatite Aguda: O início vem de forma repentina e a inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, desde que o tratamento tenha começado. A causa mais comum, são os cálculos biliares, que nadamais é que uma massa pequena e sólida que forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, através do qual a bile e outras enzimas digestivas passam durante a digestão. Os cálculos podem criar inflamação do ducto biliar e no pâncreas. Outra causa para a pancreatite aguda pode ser o  alcoolismo.
  • Pancratite Crônica: Nesse caso, a inflamação se repete e os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. O tecido cicatricial se desenvolve a partir de inflamação de longa duração e pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Consequentemente é provável que você tenha problemas para digerir as gorduras. Uma das causas mais comuns é o abuso de álcool, mas também pode ocorrer por conta de doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística.

Causas

Acontece quando as enzimas digestivas produzidas em nosso pâncreas tornam-se ativadas ainda no interior do pâncreas, causando danos ao órgão.

Quando há uma digestão normal, as enzimas pancreáticas inativadas se movem através de dutos em seu pâncreas e viajam para o intestino delgado, onde as enzimas são ativadas e ajudam na digestão.

Porém na pancreatite, as enzimas são ativadas quando ainda no pâncreas, fazendo com que as enzimas irritem as células do pâncreas, causando inflamação.

Se há problemas repetidos de pancreatite aguda, o dano ao pâncreas pode ocorrer e levar a pessoa a ter pancreatite crônica.

O tecido cicatricial pode se formar no pâncreas, causando a perda da função. Isso pode causar problemas de digestão e diabetes.

Talvez você tenha a necessidade de um tratamento contra pancreatite, poderá fazer através de um convênio médico em Campinas, contrate com um de nossos corretores em Campinas.

descontos-em-planos-de-saude-em-campinas